Os fundamentos da  agricultura biodinâmica, propostos por Rudolf Steiner em 1924, durante o curso agrícola que ele ministrou em Koberwitz/Breslau-Alemanha, para um grupo de agricultores, foi um marco na história da agricultura e evidenciou a necessidade de resgatar aspectos  esquecidos pela modernidade da agricultura daquela época, baseada no uso de adubos químicos solúveis e toda a gama de fungicidas, inseticidas e herbicidas,  para se  produzir alimentos. Que, embora fossem visualmente “bonitos”, tinham e têm ainda hoje menor qualidade nutricional e principalmente baixa vitalidade.

      O que a agricultura biodinâmica defende é vivificar o solo, adubar a terra e não adubar as plantas, promover o equilíbrio vital entre as plantas e a pecuária, e usar as relações entre o crescimento das plantas e o cosmo, tratando a propriedade rural como um indivíduo.

       No caso da viticultura e da enologia, o uso dos princípios da biodinâmica permitiu produzir uvas  de plantas equilibradas, com mais sabor e com aromas varietais típicos mais evidentes e com uma maior vitalidade. Consegue-se com isso valorizar e expressar de forma evidente cada terroir e os vinhos elaborados com essas uvas e que são fermentados de forma mais natural, ou seja,  com as leveduras autóctones da própria uva, sem a adição de  levedura selecionada e nem de  ativantes  de fermentação e com baixa adição de dióxido de enxofre, apresentam aroma intenso e franco e um sabor equilibrado, persistente e uma característica sensorial diferenciada dos vinhos elaborados com o manejo tradicional.

Retirado de: rhttp://asboascoisasdavida.com.br/vinho-viticultura-biodinamica-valoriza-terroirs-e-vinhos/

LINKS SOBRE A BIODINÂMICA:

http://biodinamica.org.br/

http://asboascoisasdavida.com.br/vinho-viticultura-biodinamica-valoriza-terroirs-e-vinhos/

http://www.vitivinicultura.net/viticultura-biodinamica.html

http://www.artwine.com.br/edicoes/wine-style-3-biodinamica-uma-nova-filosofia.pdf

http://www.clavecongres.com/download/ENOLOGIA%20-%2005%20nov/09h10%20-%20Viticultura%20Biodinamica,%20experiencis%20e%20prespectivas%20na%20contribui%C3%A7%C3%A3o%20de%20um%20viticultura%20Sustent%C3%A1vel%20e%20de%20qualidade%20-%20Ren%C3%A9%20Piamonte.pdf